Carlos César sublinha a importância de se comemorar o Dia dos Açores fora da região
O presidente do Governo dos Açores revelou esta manhã ter aceite um convite da Casa dos Açores de Winnipeg para visitar a comunidade açoriana residente naquela cidade canadiana.
Carlos César, que recebeu em audiência o presidente da instituição, José Santos, acrescentou que conjugará as comemorações do Dia dos Açores, já marcadas para Toronto, com deslocações a locais de mais significativa presença de emigrantes açorianos, quer no Canadá, quer nos Estados Unidos, pretendendo mesmo visitar, neste último país, o estado de Rhode Island, no cumprimento de um compromisso que assumiu com autoridades americanas.
Realçando a importância da comemoração, fora dos Açores, do dia da Região, o presidente do Governo disse que “em boa verdade, ser açoriano é um estado de espírito, uma forma de estar, e é possível viver a açorianidade fora das nossas ilhas como nas nossas próprias ilhas”.
Na mesma linha, afirmou esperar que a comemoração do Dia dos Açores possa também ser feita, nesta legislatura, em Lisboa, o que não deixará, na sua opinião, de ser interessante e igualmente muito pedagógico, “evidenciando a qualidade da nossa comunidade açoriana e a sua inserção nos níveis de decisão do país”.
Isso seria, de resto, semelhante ao que já aconteceu aquando do Dia dos Açores em Fall River e ao que sucederá com as comemorações marcadas para Toronto, no Canadá, país onde a nossa comunidade “é muito qualificada, dispersa por muitas actividades profissionais, económicas, universitárias e outras – e é a essa diversidade que nós prestamos homenagem, quer do ponto de vista territorial, quer das funções que os açorianos desempenham por todo este mundo”.
Carlos César deixou ainda a reafirmação do apoio do seu Governo a todas as iniciativas que tenham em vista a promoção dos Açores no exterior e o consequente incremento do afluxo turístico, nomeadamente dos países onde residem comunidades de emigrantes, como é o caso do Canadá.